Fernando Sousa

Personal Fitness Coach

Protocolo para a medição da frequência cardíaca máxima

3 comentários

A Frequência Cardíaca Máxima vai ser medida numa subida prolongada feita a fundo, o valor atingido será o da Frequência Cardíaca Máxima. Para a medir podemos faze-lo de duas formas: 

1ª – Após realizar um aquecimento:

O atleta pega na bicicleta e pedala durante 15’ depois aumenta e diminui a velocidade obrigando a frequência cardíaca a subir e a descer. Volta a pedalar cerca de 5’ em ritmo lento para recuperar e de seguida começa a fazer a subida prolongada (com vários quilómetros), aumentando a velocidade à medida que sobe. O aumento velocidade vai fazer aumentar a frequência cardíaca. Quando não formos capazes de aumentar mais a velocidade teremos o valor da Frequência Cardíaca Máxima, podemos parar de subir. Depois de registar o valor indicado pelo pulsómetro ou mais tarde quem tiver um pulsómetro que permita passar os dados para o computador vai ver no gráfico qual o valor máximo que atingiu. No final do teste devemos pedalar lentamente cerca de 15’ para recuperarmos.

2ª – No meio de um treino:

Quando chegar à subida escolhida (com vários quilómetros), começa a subir, aumentando a velocidade à medida que sobe. O aumento velocidade vai fazer aumentar a frequência cardíaca. Quando não formos capazes de aumentar mais a velocidade teremos o valor da Frequência Cardíaca Máxima, podemos parar de subir. Depois de registar o valor indicado pelo pulsómetro ou mais tarde quem tiver um pulsómetro que permita passar os dados para o computador vai ver no gráfico qual o valor máximo que atingiu. No final do teste devemos pedalar lentamente cerca de 15’ para recuperarmos.

Anúncios

Autor: fmsousa

Mestre em Educação Física e Desporto, ISMAI Licenciado em Educação Física e Desporto, ISMAI Aluno do curso de Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto, FMUP Treinador de Hóquei em Patins (nível III) da Federação Portuguesa de Patinagem; Treinador de Ciclismo (nível III) da Federação Portuguesa de Ciclismo; Treinador de Ginástica Geral do 4º grau da Associação de Ginástica do Norte; Curso de Massagem Desportiva e Terapêutica da Promofitness 4º Kyu da Associação Nacional de Goju-Ryo Karatedo Praticante de Krav Maga Formação em Coaching, PNL e Gestão da Inteligência Emocional Mais de 10 anos como treinador de hóquei em patins Treinador de diversos ciclistas, destacando-se Rui Carneiro, André Vital, Francisco Campos, Ivo Pinheiro e Artur Chaves Treinador de ginástica, futebol, futsal, patinagem de velocidade... Organizador de vários eventos desportivos na CM Lousada

3 thoughts on “Protocolo para a medição da frequência cardíaca máxima

  1. A sua pagina sobre as técnidas do ciclismo e as medidas atléta/bicicleta,foram-me muito úteis no sentido de aprefeisoar a minha postura e o meu rendimento sobre a bicicléta de estrada,como tambem outros promenóres intressantes mais recentes de carácter cientifico que desconhecia,independentemente de estár ligado ao ciclismo de estrada à já muito tempo!Um obrigada pela sua contrbuição não só para mim como para todos os que se intréssem por esta modalidade desportiva que muito bem fáz à saúde e ao hégo,sejamos amadores ou profissionais,boa continuação para o seu trabolho e obrigada.

    Américo Pereira – Amadora

  2. O Prof Fernando Sousa é uma pessoa humilde tanto pessoal como profissionalmente!! É um profissional que sabe o que diz e o que faz!! É um privilegio trabalhar com ele!!

  3. Aqui está um trabalho com cabeça, tronco e membros. Mais artigo excelente, Parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s