Fernando Sousa

Personal Fitness Coach

Protocolo para a medição da frequência cardíaca em repouso

Deixe um comentário

A frequência cardíaca em repouso deve ser medida de manhã imediatamente após o acordar e pode ser medida de duas formas:

1ª – Com a utilização de um pulsómetro:

Ao acordar, o atleta levanta-se, coloca a fita do pulsómetro e fica em pé, parado durante 2 minutos, para estabilizar a frequência cardíaca. Passados estes 2 minutos, esperar mais 30 segundos e o número que o pulsómetro indicar será o da frequência da cardíaca em repouso. Este número deves regista-lo.

2ª – Com a utilização de um cronómetro:

Ao acordar, o atleta levanta-se, pega no cronómetro e fica em pé, parado durante 2 minutos, para estabilizar a frequência cardíaca para depois ser medida.

A frequência cardíaca pode ser medida num dos seguintes locais:

No pulso, na artéria radial; para encontrar a artéria radial basta rodar a palma da mão esquerda para cima e um pouco abaixo do pulso, na zona externa do braço por cima do radio fica a artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão direita, pressione suavemente essa área do braço esquerdo, até sentir o pulsar do fluxo sanguinio.

No pescoço, na artéria carótida; ela situa-se na parte lateral do pescoço, pouco abaixo do maxilar inferior (mandíbula). Nessa zona pressione suavemente com dois dedos até sentir o fluxo de sanguineo.

 

Destes dois locais deves escolher deve ser aquele em que mais facilmente sintas o pulsar do fluxo sanguíneo. A partir desta escolha ter sido efectuada todas as medições seguintes terão que ser feitas no mesmo local.

O cronómetro deve ser accionado ao mesmo tempo que sintas o pulsar do fluxo sanguíneo, este será o zero da tua contagem, depois o segundo pulsar será o um, o outro a seguir será o dois e assim sucessivamente. A contagem deverá ser feita durante 30 segundos. O resultado obtido deves multiplica-lo por dois e regista-lo

Anúncios

Autor: fmsousa

Mestre em Educação Física e Desporto, ISMAI Licenciado em Educação Física e Desporto, ISMAI Aluno do curso de Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto, FMUP Treinador de Hóquei em Patins (nível III) da Federação Portuguesa de Patinagem; Treinador de Ciclismo (nível III) da Federação Portuguesa de Ciclismo; Treinador de Ginástica Geral do 4º grau da Associação de Ginástica do Norte; Curso de Massagem Desportiva e Terapêutica da Promofitness 4º Kyu da Associação Nacional de Goju-Ryo Karatedo Praticante de Krav Maga Formação em Coaching, PNL e Gestão da Inteligência Emocional Mais de 10 anos como treinador de hóquei em patins Treinador de diversos ciclistas, destacando-se Rui Carneiro, André Vital, Francisco Campos, Ivo Pinheiro e Artur Chaves Treinador de ginástica, futebol, futsal, patinagem de velocidade... Organizador de vários eventos desportivos na CM Lousada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s