Fernando Sousa

Personal Fitness Coach

Paris-Roubaix, 2008

Deixe um comentário

A história do ciclismo é marcada pelo sofrimento, pela entrega e pelo enorme sacrifício dos seus praticantes. Criadora de lendas, capaz de transformar o mais simples e humilde dos homens em mito, é certamente o mais épico dos desportos.

Falar de sofrimento, de jornadas épicas, é falar no já centenário Paris – Roubaix, também conhecido por “inferno do norte”.

É uma prova clássica do ciclismo, teve o seu começo a 19 de Abril de 1896 e foi criada pelo industrial Théodore Vienne. Da linha de partida em frente ao café “Gillet” em Paris, às 5h30 partiram 45 profissionais e 6 amadores. Às 14h40 a “Union des Trompettes de Roubaix” anunciaram a aproximação do primeiro corredor. Ao entrar no velódromo o vencedor foi acolhido pelos sons da Marselhesa, tocada pela “Société Musicale du Vélodrome”. Após nove horas e dezassete minutos o alemão Josef Fisher, entrou para a galeria dos heróis do ciclismo ao vencer esta prova. Somente 13 minutos depois surgiu o segundo classificado, o dinamarquês Charles Meyer.

No livro “Paris – Roubaix, La classique du 20 siècle”, escrito para celebrar o centenário da prova, podemos ver toda a sua história. Descobrimos que em 1957 um português também mereceu fazer parte dessa história. Não ganhou, mas o valor da sua participação mereceu a distinção de ser lembrado e registado nas suas páginas. O seu nome é Alves Barbosa.

Nos dias de hoje, muito mudou, a partida passou para Compiègne, mas nos seus 260km a dureza continua. Os 53km e 700m em calçada irregular (“pavé”) com barro à mistura, divididos por diversos troços, sendo o maior deles de 3700m, continuam a proporcionar o sofrimento épico do ciclismo e a fazer hérois.

Em 2008, uma vez mais, a mais dura prova de um dia fez história e o Belga Tom Boonnen, da “Quick Step” escreveu pela segunda vez o seu nome na galeria dos vencedores.

Anúncios

Autor: fmsousa

Mestre em Educação Física e Desporto, ISMAI Licenciado em Educação Física e Desporto, ISMAI Aluno do curso de Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto, FMUP Treinador de Hóquei em Patins (nível III) da Federação Portuguesa de Patinagem; Treinador de Ciclismo (nível III) da Federação Portuguesa de Ciclismo; Treinador de Ginástica Geral do 4º grau da Associação de Ginástica do Norte; Curso de Massagem Desportiva e Terapêutica da Promofitness 4º Kyu da Associação Nacional de Goju-Ryo Karatedo Praticante de Krav Maga Formação em Coaching, PNL e Gestão da Inteligência Emocional Mais de 10 anos como treinador de hóquei em patins Treinador de diversos ciclistas, destacando-se Rui Carneiro, André Vital, Francisco Campos, Ivo Pinheiro e Artur Chaves Treinador de ginástica, futebol, futsal, patinagem de velocidade... Organizador de vários eventos desportivos na CM Lousada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s