Fernando Sousa

Personal Fitness Coach

A bicicleta

1 Comentário

Em Portugal, por serem muito raros os livros sobre ciclismo, merecem um grande destaque todas as novas publicações. Foi lançado no final de Julho um novo livro de ciclismo, obra fundamental para quem quer saber um pouco mais sobre a modalidade porque aborda a história da bicicleta.

“A Bicicleta e a sua história” da autoria de Alves Barbosa e editado pela “Padrões Culturais Editora” é mais uma contribuição deste grande campeão para o ciclismo.

Este livro aborda, na vertente histórica, as origens e a evolução da bicicleta até aos nossos dias. Também nos dá a conhecer toda a complexidade da mecânica da bicicleta e as sofisticações que esta foi sofrendo ao longo dos tempos.

Ao percorrer as suas páginas descobrimos que Leonardo Da Vinci terá desenhado em 1482 um veículo que poderá ter sido a primeira bicicleta. O professor Piccus da Universidade de Massachustetts afirma que Da Vinci concebeu a transmissão por corrente de elos encadeados. Não existem certezas, mas é famoso o vitral do século XVII, da igreja de Saint Gilles, em Stoke Poges, perto de Windsor, Inglaterra, onde aparece uma “bicicleta”.

A primeira bicicleta de que temos registo, apareceu numa tarde de Verão de 1790 nos jardins do Palais Royal de Paris. O seu criador foi o conde de Civrac. A esse veículo foi dado o nome de Celerifère. Esta “bicicleta” era um barrote com duas rodas com uma locomoção feita através de impulsos alternados das pernas.

O oficial do exército prussiano, Von Drais, a 5 de Abril de 1818 melhora o “celerífero” com a introdução de um mecanismo de direcção e guiador que não existia. A este novo veículo chamou-se a “Draisiana”.

Ernest Michaux em 1855 cria o sistema de auto-propulsão através do movimento de pedais, colocados na roda da frente, parecidos com o que actualmente existe nos triciclos. Passamos a ter a bicicleta “Michaux”.

Em 1867, na grande exposição de Paris aparece o “Biciclo”. Esta bicicleta foi concebida com uma roda dianteira de grandes dimensões, para aumentar o rendimento de cada pedalada. Foi com o biciclo que se disputou em 1869, em França, entre Toulon – Caraman – Toulon, a primeira corrida de bicicletas. Venceu o Letourd, que demorou 3 horas e 9 minutos para percorrer os 34 quilómetros, com uma média de 10,789 KM/Hora.

O parisiense Vincent em 1880, criou o sistema de locomoção na roda traseira. Um ano mais tarde aparece a bicicleta com as duas rodas de tamanho igual.

John Dunlop, veterinário escocês, em 1888 descobre o pneumático, tornando a bicicleta mais confortável.

E a evolução nunca mais parou…

Anúncios

Autor: fmsousa

Mestre em Educação Física e Desporto, ISMAI Licenciado em Educação Física e Desporto, ISMAI Aluno do curso de Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto, FMUP Treinador de Hóquei em Patins (nível III) da Federação Portuguesa de Patinagem; Treinador de Ciclismo (nível III) da Federação Portuguesa de Ciclismo; Treinador de Ginástica Geral do 4º grau da Associação de Ginástica do Norte; Curso de Massagem Desportiva e Terapêutica da Promofitness 4º Kyu da Associação Nacional de Goju-Ryo Karatedo Praticante de Krav Maga Formação em Coaching, PNL e Gestão da Inteligência Emocional Mais de 10 anos como treinador de hóquei em patins Treinador de diversos ciclistas, destacando-se Rui Carneiro, André Vital, Francisco Campos, Ivo Pinheiro e Artur Chaves Treinador de ginástica, futebol, futsal, patinagem de velocidade... Organizador de vários eventos desportivos na CM Lousada

One thought on “A bicicleta

  1. Histórias ou estórias muito interessantes. Continua a escrever este tipo de textos amigo. Gostei.
    Força!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s